sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sanduiche Natural

Esse lanche é o carro chefe de nossas tardes em família. Saudável, delicioso e fácil de fazer.
Ingredientes:
Pão de forma (pode ser o comum, o integral ou o light)
tomate picado em rodelas
cebola picada em rodelas
orégano
margarina (normal ou light)
Modo de fazer:
Passe margarina nas fatias de pão de forma, coloque rodelas de tomate e cebola, salpique com orégano, feche o sanduiche com outra fatia de pão de forma e coloque na misteira, para gratinar.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Brigadeirão

Esse é famoso e fácil de fazer. Sucesso garantido com a garotada.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
3 ovos
manteiga para untar
1 xícara (chá) de chocolate granulado para decorar
Modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite condensado com o creme de leite, o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e os ovos, até que esteja homogêneo. Despeje em uma forma com furo central untada com manteiga. Cubra com papel alumínio e asse em forno médio, em banho maria, até ficar firme (cerca de 1 hora e 30 minutos). Desenforme ainda morno e decore toda a superfície com o granulado. Leve à geladeira por cerca de 6 horas e sirva.

Água potável

Numa viagem escolar, cansados de caminhar, paramos em uma vila situada nas montanhas. Nossa meta era chegar a um lugar histórico. Irritada com minha colega, separei-me do grupo para ficar sozinha. Sabia onde e quando nos reencontraríamos. Sentei-me em um riacho. A água jorrava, fresca. Era potável? "Nunca beba a água de riacho com os quais homens e animais entraram em contato!", disse nossa nutricionista. Mas não havia homens ou animais à vista. Eu sentia o aviso: "Cuidado! Perigo!". Sem pensar, tomei alguns goles de água e fui reunir-me com as colegas. Duas semanas depois, sentia-me tão cansada; seriam os estudos? Era como se estivesse para morrer. A febre chegou a 40 graus; eu havia contraído tifo. No hospital, os médicos tentavam descobrir a origem da doença. Então, lembrei: a viagem escolar! A água! Não tomei água límpida de uma fonte, mas a água infectada de um riacho. "Conte às suas futuras alunas a respeito dessa 'lição' para que elas não cometam o mesmo erro", disse-me o professor. "Água ruim deixa doente!" Experimentei isso no próprio corpo. Nunca mais tomarei água de riacho. Com o que aquietamos nossa sede por alegria, amor, felicidade, segurança? A satisfação de qualquer anseio não se compra com dinheiro e nem se alcança com a habilidade pessoal. Mesmo o amor das pessoas não saciará definitivamente nossa sede. Somente Jesus Cristo, o Filho de Deus, pode saciá-la. Leve a ele seus anseios, seu vazio e suas frustrações. Ele espera por você a fim de lhe dar seu perdão e sua alegria sem fim.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Chamado para fazer diferença

Aos 18 anos, durante um culto da Igreja Batista, fui chamado de forma incrível e maravilhosa para o ministério. Uma voz suave falou: "Quero falar com você depois do culto". Levei um susto, pois não havia ninguém ao meu lado. Não entendi. Então, a voz repetiu a mesma coisa. Era o Espírito Santo, que designou os três missionários que nos visitavam naquela ocasião e faziam o culto. Após a ministração, fui conversar com os missionários. Eles me conduziram a uma sala. Estava inquieto, pois não cria em línguas estranhas, sonhos e manifestações sobrenaturais. Para minha surpresa, enquanto um orava em línguas, outro começou a interpretá-las, e outro a escrever as coisas de Deus para minha vida e ministério. Sofri um tremendo impacto e saí temeroso daquela sala. Aquilo nunca acontecera comigo. Daquele dia em diante, todas aquelas profecias se cumpriram; todas as dificuldades escritas naquele papel. Todas as vezes em que eu pensava em desistir, a leitura das promessas e dificuldades mencionadas na carta faziam-me continuar. Muita coisa ainda está se cumprindo em minha vida e em meu ministério - desde o caminho de pedras e espinhos até o povo grande que trabalho para receber. Vivo por esse sentimento, prego por esse fato e consigo enxergar todas essas promessas se cumprindo dia a dia. Hoje, sirvo a Deus em tempo integral em uma comunidade abençoada do interior do Paraná. Estamos crescendo e podemos ver a mão de Deus fazendo-nos prosperar física, emocional e espiritualmente.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Salada Mediterrânea

Esse é um jeito prático e saboroso de se comer legumes.
Ingredientes:
1 cebola
1 berinjela
1 abobrinha
3 dentes de alho
1 pimentão vermelho
1 envelope de tempero para massas
2 colheres (sopa) de azeite
1 pacote de macarrão parafuso (500 gr)
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
Manjericão fresco para decorar
Modo de fazer:
Corte a cebola, a berinjela e a abobrinha em cubos grandes e o alho em rodelas. Corte o pimentão em tiras. Em uma assadeira, coloque a cebola, a berinjela, a abobrinha, o alho, o pimentão e o tempero. Regue com o azeite e leve ao forno médio por cerca de 10 minutos. Misture os legumes e deixe por mais 10 minutos. Reserve. Em uma panela, ferva 5 litros de água com sal. Assim que a água ferver, adicione o macarrão e deixe-o cozinhar até ficar al dente Reserve. Em uma tigela misture os legumes cozidos com o macarrão cozido e escorrido. Distribua  as  azeitonas e o manjericão e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.

Bolo de Reis

Esse bolo é para o ano inteiro. Delícia!!
Ingredientes:
Massa:
200 gr de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
1 xícara (chá) de uvas-passas sem sementes
Glacê:
2 xícaras e meia (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite quente
2 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de fazer:
Massa:
Bata a manteiga na batedeira até virar um creme. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o leite condensado em fio, sem parar de bater. Desligue a batedeira, adicione a farinha de trigo junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as passas e misture. Por último, incorpore delicadamente as claras em neve. Asse em forma grande com furo central em forno médio, preaquecido, por cerca de 1 hora. Desenforme o bolo ainda quente.
Glacê:
Misture os ingredientes e despeje sobre o bolo. Decore com cerejas e folhinhas feitas com figo ou limão cristalizado.

Na harmonia divina

Anos atrás, em uma Oficina de Música, um músico com um instrumento que eu não conhecia veio acompanhar nosso grupo de cantores.Curiosa, fui ver o instrumento. Era um alaúde. Nele, há dois grupos de cordas: as cordas superiores, tangidas pelo músico, e as cordas que ficam bem abaixo, quase no interior do instrumento, que não podem ser tangidas. O músico dedicava especial atenção à afinação das cordas inferiores. Surpresa, perguntei-lhe por que afinar cordas que nem mesmo eram tocadas. A resposta ensinou-me algo que guardarei por toda a vida. As cordas inferiores vibram por afinidade harmônica! Se estivessem mais agudas ou mais graves do que devem, mesmo que por muito pouco, jamais vibrarão em harmonia com as cordas superiores. Nossa vida é assim. Se nos desviarmos para a esquerda ou para a direita, afastando-nos do "tom fundamental" - a Palavra de Deus - as notas tangidas por Deus não encontrarão ressonância em nós. Em música,não existe "quase afinado" - ou estamos afinados ou desafinados! Da mesma forma, não podemos ser "quase cristãos". Nosso falar e agir precisam ser afinados com o que Deus diz. "Só dessa vez", "todo mundo faz",ou "é uma mentirinha inocente" são desafinações que nos deixarão inertes ao som da voz de Deus. Que Deus nos dê graça e sabedoria a fim de que, em tudo o que fizermos,seu nome seja louvado. Assim, todos nós, precisamente afinados, poderemos harmonicamente ressoar ao som da linda música de Deus!  

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cuidado com as rachaduras

Voltávamos de um curso quando, ao chegarmos no carro, notamos que alguém jogara um tijolo sabe-se lá por quê. O tijolo abriu um pequeno e ínfimo trincado no para-brisa. Pensamos em reparar o dano, que era bem pequeno, mas nos esquecemos disso por um tempo. Semanas mais tarde, percebi que o trincado havia crescido. "Puxa, a coisa aumentou!", pensei. Fui a uma empresa de vidros automotivos e solicitei que reparassem o dano. Mas o técnico disse: "Olha, se você viesse logo que aconteceu a rachadura, eu consertaria. Há uma cola que faz desaparecer o trincado. Mas agora a sujeira penetrou na falha e não tem mais como consertá-la. Só um para-brisa novo." Como o para-brisa é meio caro, resolvi continuar com aquele enquanto desse. E, à medida que andávamos, a rachadura aumentava mais e mais, até que atravessou o para-brisa de alto a baixo, provocando a perda do vidro. Assim é o pecado: como um trincado no para-brisa, ele parece inicialmente sem importância, mas, se não tratado imediatamente, vai aumentando e provoca a perda de muita coisa. O pior é que o pecado não prejudica apenas quem o pratica, mas sempre envolve outros. No final, todos são prejudicados: comunidades, igrejas, escolas, departamentos do governo, nações e toda a humanidade. Graças a Deus, há uma cola que resolve esse problema: confessar os pecados a Deus e confiar que o sangue de Jesus nos purifica deles. Não demore a usar a "cola" que Deus providenciou para essas situações.

Jardineira de frango

Nesta receita eu troquei alguns ingredientes por outros mais fáceis de encontrar.
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite
1 peito de frango cortado em tiras
3 cenouras médias cortadas em tiras
300 gr de vagem cortadas ao meio
1 cebola em rodelas
tempero a gosto
Modo de fazer:
Aqueça uma panela com o azeite, acrescente o frango e o seu tempero. Deixe dourar e coloque a cebola. Junte 1/2 xícara (chá) de água, a cenoura e a vagem, para cozinhar ligeiramente. Se necessário coloque água aos poucos. Os legumes devem ficar cozidos, porém "al dente". Quando estiver pronto polvilhe salsa e cebolinha picadas.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Quem é o seu Deus II

No sexto capítulo de Mateus, Jesus nos diz que o Pai já sabe do que precisamos antes mesmo de pedirmos. Não há nada que você possa falar para Deus que venha a chocá-lo ou mudar o que ele sente por você. Boas notícias, não? Uma última coisa sobre Deus. Você já ouviu alguém da igreja dizer: "Vamos agora entrar na presença de Deus para adorá-lo?" É bem provável que sim, mas isso não está certo. Deus não se limita a um prédio. Ele está em todos os lugares. A Bíblia ensina que não há lugar no céu ou no inferno onde alguém possa esconder-se dele. Ele está no mundo inteiro ao mesmo tempo. Pode estar atuando mais intensamente em determinado lugar, mas está ao seu alcance por onde você for; basta invocá-lo. Deus é amor, e ele ama você. Então, voltemos à cena do escritório onde um colega pergunta-lhe sobre Deus. Se você conhece Deus na plenitude do que acabou de ler, por que não o compartilha com esse colega de trabalho? Deixe que Deus se mova, com seu amor imutável, por entre as pessoas com quem você se relaciona. Não conhecer Deus é perder o propósito da vida. Sua existência não tem sentido fora desse relacionamento íntimo com o Criador. Hoje é o tempo oportuno para que comece a invocá-lo e relacionar-se com ele, experimentando seu amor, sabedoria, poder e provisão. Hoje é o tempo de conhecê-lo profundamente para que você possa ensinar outras pessoas a conhecê-lo também. E por falar nisso, que tal orar agora?

Bolo Peteleco

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de óleo
2 ovos ligeiramente batidos
manteiga para untar
Calda:
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
1 colher (chá) de manteiga

Modo de fazer:
Massa:
Peneire juntos, em uma vasilha, a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento e o bicarbonato. Junte o óleo, os ovos e por último duas xícaras (chá) de água fervente, misturando bem. Despeje a massa em uma assadeira untada e asse em forno médio. por cerca de 30 minutos.
Calda:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo com meia xícara (chá) de água, deixando ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe ainda quente sobre o bolo, assim que retirá-lo do forno.

Quem é o seu Deus I

Certo dia, um colega de trabalho pergunta a você: "Quem é Deus? Como ele é?" O que você diria? Antes de responder, responda algumas perguntas sobre si mesmo: "Quem é o meu Deus? O que creio sobre ele? O que diria sobre ele de modo que o quisessem conhecer mais de perto?" Pense nisso: antes de ser criado,você simplesmente não existia; não era! Deus não tem começo. Ele sempre foi e sempre será. Você precisa dos outros, tem necessidades, mas Deus não tem nenhuma. Ele é autossuficiente e completo. Não pode ser promovido ou rebaixado. Deus não muda - nem para melhor, nem para pior. Ele sempre é perfeito e santo.Num minuto, você é gentil e amável, mas, no outro, ninguém quer aproximar-se porque você está nervoso. Deus não é assim. Ele é consistente. Tiago fala sobre a bondade, a santidade e a generosidade de Deus e sobre como ele reage ao pecado. Sabia que Deus não pode aprender? Seu conhecimento é perfeito. Ele nunca aprendeu. Compreender isso é difícil porque estamos sempre aprendendo. Nunca aprendemos tudo aquilo de que precisamos! Deus sabe e conhece tudo instantaneamente. Você descobre novidades e surpreende-se; Deus não. Nem mesmo é pego de surpresa pelo que você pensa ou faz. Ele o conhece plenamente. Não se pode esconder nem uma coisa sequer de Deus. E, apesar disso, ele o ama do mesmo jeito. Não é reconfortante? Este é o seu Deus, com quem você pode e deve interagir e também apresentar aos outros!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Farofa doce nutritiva

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de granola
1 colher (sopa) de uvas passas
1 colher (sopa) de damasco seco picado
2 colheres (sopa) de castanhas do pará picadas
Modo de fazer:
Triture grosseiramente a granola no lliquidificador. Em uma tigela,misture bem todos os ingredientes até obter uma farofa. Sirva sobre frutas ou sorvete.
Dica:
Para variar o dia-a-dia você pode substituir as uvas passas e o damasco por bananas passas ou ameixas secas bem picadas.

Ama quem dá sua vida

Uma menina estava gravemente enferma de uma doença da qual seu irmão já havia se recuperado. O médico foi falar com o garoto e perguntou-lhe se poderia doar seu sangue para salvar a vida da irmãzinha. Nos olhos do garoto, apareceu uma expressão de muito medo,mas, finalmente, disse sim. Logo depois da transfusão, o médico foi informá-lo de que a irmãzinha estava bem. O menino então lhe perguntou: "Diga-me, doutor, quando é que eu vou morrer?" Ai, o médico entendeu a expressão de medo nos olhos do garoto: ele pensara que, doando seu sangue, morreria. Mesmo assim, ele o doou, porque amava a irmã. Morrer por alguém é algo dramático e raro, mas dar a vida também significa entregar um pouco da vida a alguém: dar tempo, atenção, carinho, ajuda. Quando dou meia hora de minha vida para ajudar alguém, literalmente estou dando minha vida, por meia hora, a essa pessoa. Quando dedico um dia a meu filho, dou-lhe minha vida por um dia. Deus já colocou alguém em seu caminho hoje para que você lhe mostre o maior amor, dando-lhe a vida? Pode ser alguém da família, um colega de trabalho ou da escola, uma pessoa carente ou alguém com quem você tenha se desentendido. Assim, Deus estará vivendo seu amor através de você.

Os textos que estarei postando aqui são da Luz e Vida Meditações. Espero que sirvam de conforto e inspiração para quem as ler.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Torta salgada

Ingredientes:
3 ovos
1 copo de leite
2 copos de farinha de trigo
1 copo de óleo (quase cheio)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento
Modo de fazer:
Coloque os ingredientes líquidos no liquidificador, o sal e a farinha, e o fermento. Bata até que tudo se misture. 
Unte uma assadeira e despeje metade da massa. Coloque o recheio e, em seguida, a outra metade da massa.
Polvilhe com queijo ralado e orégano, ou cada um isoladamente. 
Levar ao forno médio pré-aquecido. Por uns 40 minutos ou até que fique assado.
Dica: O recheio é que vai fazer sua torta ficar original. Você pode usar o que tiver em casa, frango, carne desfiada, legumes, queijo, etc.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Bolo Prestígio Diet

Ingredientes
 - 4 ovos
- 1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão
- 2 colheres (sopa) farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) chocolate em pó diet (ou cacau alcalino)
- 1 colher (sopa) fermento em pó
- margarina light para untar
- farinha de trigo para polvilhar fôrma
- 1 copo de refrigerante diet para umedecer o bolo
Recheio
- 1 1/2 copo de leite desnatado
- 1 pacote de pudim diet sabor coco

Cobertura
- 1 1/2 copo de leite desnatado
- 1 pacote de pudim diet sabor chocolate
- 50 g coco ralado

 Modo de Preparo
 Bata as claras em neve. Adicione as gemas e o adoçante. Junte a farinha, o fermento, o chocolate em pó peneirados e misture levemente. Despeje em fôrma untada e polvilhada, asse em forno médio, pré-aquecido, por 15 minutos. Desenforme, corte ao meio e reserve.
 Recheio
Misture um copo de leite com o pó para pudim e leve ao fogo para engrossar. Retire do fogo, adicione o leite restante e mexa bem. Faça o mesmo processo para a cobertura.
Montagem
Corte o bolo ao meio, umedeça com meio copo de refrigerante e coloque o recheio. Cubra com a outra parte do bolo umedecido, espalhe a cobertura e decore com coco ralado.

Leite Condensado Diet

Ingredientes
1 copo de leite em pó desnatado
½ copo de água fervente
½ copo de adoçante Tal e Qual
1 c. sobremesa de margarina light
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liqüidificador (ou batedeira) e bata em velocidade alta por 5 minutos. Conserve em geladeira no máximo por 10 dias (ou no freezer por 30 dias).

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Patê de grão de bico (Homus)

Ingredientes:
1/2 pacote de grão de bico
suco de três limões
3 dentes de alho amassados
Modo de fazer:
De véspera, deixe de molho o grão de bico. Cozinhe o grão de bico por mais ou menos 10 minutos na pressão. Deixe esfriar. Coloque no liquidificador o grão de bico, o suco dos limões e vá batendo acrescentando a água do cozimento aos poucos se for necessário. Tem que ficar com a textura cremosa de uma pasta. Retire do liquidificador e acrescente o alho amassado com uma pitada de sal. Está pronto.
Dica: A pasta pode ser usada no pão, bolachas, ou acompanhando carnes.

Salada de grão de bico

Ingredientes:
1/2 pacote de grão de bico
1 lata de milho verde
1/2 peito de frango desfiado
cheiro verde à gosto
3 colheres de maionese light
3 batatas médias picadas e cozidas
Modo de fazer:
Deixe o grão de bico de molho na véspera. Cozinhe por mais ou menos 10 minutos na pressão. Após cozinhar, escorra e deixe esfriar. Depois é só misturar aos demais ingredientes.
Dica: Pode-se substituir a maionese por iogurte.